domingo, 29 de junho de 2008

marcha LGBT

Fui tirar umas fotos à marcha LGBT de ontem. Nunca tinha ido. Ia na expectativa de poder tirar umas fotos porreiras porque manifs, marchas, procissões e coisas afins costumam ser sempre algo fotogénico. Mas ao ver as fotos e ao tentar escolher alguma que mostrasse ou resumisse aquelas horas senti algumas dificuldades. Podia escolher, como os órgãos de comunicação social em geral, uma foto mais "excêntrica", ou podia escolher umas mãos dadas, podia escolher um beijo, podia escolher um cartaz ou mostrar muita gente na rua, mas não. Optei por mostrar uma foto quase banal. Não choca. Podia ter sido ontem ou podia ter sido noutro dia qualquer, noutro sítio. Mostra alegria. É isso que vejo nela. Acho que as pessoas que percorreram as ruas de Lisboa ontem, do Príncipe Real até ao Terreiro do Paço, num dia de muito (mesmo muito) calor apenas querem poder ser felizes, sem dramas.

Acho que não deveria ser preciso haver um dia para as pessoas saírem à rua para lutar por algo deste género. Ser preciso combater as discriminações só mostra o quanto estamos atrasados socialmente.

Já li em blogs críticas à forma como a comunicação social tratou o assunto. Tive o cuidado (como tenho sempre que faço um trabalho) de ver o que os outros jornais fazem. Claro que era previsível, em relação às fotos principalmente, que saísse o que saiu. Texto só li o do DN e, por razões óbvias, não o quero comentar.


© sara matos

4 comentários:

Vanessa disse...

A mim, e após tantos anos... ainda me causa urticária (não confusão porque sei o que vai por detrás da decisão) como o que é publicado é sempre o mesmo. Mais valia utilizar fotos/reportagens de anos anteriores.

Anyway, gosto desta perspectiva, debaixo do sol ;D
Debaiiixoooo dooo sooool~~~

Sara M. disse...

omlounge,

confesso que nao me lembro dos outros anos pq estou neste meio ha pouco tempo. então, so agr vejo que as coisas não me passam tanto ao lado como passavam.
mas acredito que esta tenha sido uma repetição do que tem sido feito. :s


e que soooool... que calor...... :o

Unknown disse...

Eu tb tenho a mesma urticária da om lounge. Infelizmente, há muita mediocridade nos media portugueses - é necessário fizê-lo bem alto! -, MEDIOCRIDADE!

Felizmente, começam por fim a fazer-se boas peças every now and then. Mas as da Marcha morrem a meu ver na praia. Sobretudo as peças televisivas.

Gosto da pic banal que publicaste aqui. Porque retrata pessoas, caras alegres, espontâneas.

:)

S.Y.Rodrigues - disse...

Acho que fizeste bem em escolher esta fotografia..."alegria", julgo representar bem aquilo que estão a tentar transmitir! deve ser fantástico, estares sempre a par deste tipo de eventos, assim vais estando mais ligada com as pessoas e tendo a oportunidade de as registares numa ocorrência diária!
A prósito, também gosto muito da tua nova foto!