sexta-feira, 27 de novembro de 2009

lições de vida

© Sara Matos

uma das coisas que me faz gostar do fotojornalismo é o facto de poder aprender coisas novas todos os dias, de conhecer pessoas, de partilhar e perpetuar momentos. há trabalhos que marcam mais que outros, é obvio. seja pela fotografia em si, seja pelas pessoas que connosco partilham as suas vidas.
há uns dias fui à casa Ronal McDonald. ela "foi pensada para acolher as famílias mais carenciadas que chegam de todo o país acompanhando os seus filhos a necessitar de internamento ou de cuidados ambulatórios no Hospital D. Estefânia, em Lisboa". a casa fica a 5 minutos do hospital a pé. desde a sua fundação, faz agora um ano, já acolheu 94 famílias.
conheci o Filipe (na foto), o Rafael e o Pedro nesse dia. três meninos que me sorriram mais que muitas pessoas com quem estou todos os dias. mostraram-me uma força, uma alegria, que quase me deixavam esquecer que têm problemas, que terão tanto a passar nesta vida. tanto que lutar, tanto que conquistar. mas senti neles tudo o que não vejo em tantas outras pessoas saudáveis. senti neles uma alegria genuína. como se cada minuto fosse de facto um minuto que tinha de ser aproveitado e vivido porque sim. porque o que interessa é que estão ali e estão a sorrir. e estão a conhecer pessoas novas. e apertam-me os dedos, sorriem-me e mandam-me beijinhos. naquela manhã senti que tudo é tão relativo, que tantas vezes andamos com as prioridades trocadas.

tem lugar este fim-de-semana a campanha McSorriso, por cada menu consumido no McDonalds 25 cêntimos revertem a favor desta casa. vamos todos participar para tentar ultrapassar os 82 mil euros angariados no natal passado?

2 comentários:

Ricardo Jorge Carvalho disse...

Gostei da foto e do teu texto, diz muito.

vou tentar contribuir nos 2 dias :)

S.Y.Rodrigues - disse...

é interessante de como absorves tão sensivelmente a realidade com que te vais deparando! é interessante notares nesses pequenos detalhes, que por vezes escapam a muitos de nós - e a forma de como consegues ver forças nas fragilidades humanas! estou muito orgulhosa de ti:) também conheço um outro projecto que acho que também te irias interessar imenso, chamado a terra dos sonhos, pois curiosamente também tem como lema - "Um sorriso vale tudo", se quiseres dar uma olhada, deixo-e aqui o link:
http://www.terradossonhos.org/