terça-feira, 22 de abril de 2008

a realidade é crua

Hoje o post não é do género diário. Hoje apetece-me escrever sobre algo que não tem necessariamente a ver comigo.

Insatisfação no trabalho. Quantos portugueses existirão sem vontade de levantar de manhã para ir para o trabalho?
Julgo que o conformismo e a habituação falam mais alto. As pessoas não estão satisfeitas com o que fazem mas precisam de o fazer. É tão normal ouvir-se falar mal do trabalho.

Acho que isto é (um pouco) aceitável quando se trata de pessoas que não têm opção, que fazem o que fazem porque não tiveram hipótese de estudar ou lutar por outra coisa. Mas custa-me pensar nos casos em que se estuda, se luta por algo e não se obtém o desejado. Quando se diz que o total não é igual à soma das partes, estamos a falar disto também. Não é por se somar o trabalho, a dedicação e a vontade que se consegue estar feliz profissionalmente. E isso acontece tanto. E há tantas injustiças. Há, por exemplo, os professores que são muitos. Ou os psicólogos. Ou os jornalistas. Ou tantos outros milhares que não podem fazer aquilo que desejam.

Agora que ando mais de metro reparo mais nas expressões de desconhecidos no seu dia-a-dia. O cansaço. A apatia.

2 comentários:

S.Y.Rodrigues - disse...

estás a precisar de uma psicóloga, não?? lol, deixa estar, também eu! concordo contigo Sara, também já tinha reparado nas expressões das pessoas que andam de metro(são fantasmagóricas), embora tenha ainda uma outra hipótese: talvez o ambiente seja demasiado claustrofóbico, muito fechado e com pouca luz ou estímulos positivos...as pessoas claro que ficam tensas...é demasiada gente num espaço tão reduzido e sem graça nenhuma...e como não nos conhecemos uns aos outros torna-se difícil de rasgar um sorriso aqui ou ali!! ou as pessoas ainda nos tomariam por loucos! mas obviamente que juntamente a tudo isso vêem todas as nossas preocupações, insatisfações e problemas de que falaste...e logo, subitamente somos assombrados por uma brusca inquietação e frustração e paramos de apreciar a vida e o que há de bom ...porque quer dizer, a vida não é propriamente cor-de-rosa...claro que não, mas é engraçado quando começamos a ser capazes de apreciar outras cores! No fundo a sociedade é um autêntico buraco! E nós só temos é que aprender a sair dele! Beijinhos e que tudo te corra do melhor, dentro dos possíveis claro!:)

Anónimo disse...

olá! pois é, há muito tempo que já não fazia um comment. é verdade, quando entramos num transporte público de manhãzinha são evidentes as expressões de frustração e de tristeza das pessoas. a nossa sociedade não deveria funcionar como funciona. as pessoas deveriam sentir-se felizes com aquilo que fazem. mas hoje em dia as pessoas vivem (e trabalham, principalmente) para pagarem despesas. o que nos vale são as sextas-feiras. as pessoas nem parecem as mesmas nesses dias. será que a sociedade irá tomar outro rumo? será que cada vez mais pacererá que somos judeus em direcção a um campo de concentração? vamos acreditar que o dia de amanhã será melhor. só assim não nos deixaremos ir abaixo.