sexta-feira, 28 de março de 2008

escolhas


Hoje estive do outro lado. Nas famosas entrevistas de recrutamento estive no lado dos maus. Dos que decidem, sem piedade, o destino de outros. Falta uma semana para deixar o estágio no gabcom (gabinete de comunicação da ESCS). Depois de 9 meses, chega a hora de partir para outro lugar. Hoje foi o dia da escolha do substituto. Não queria dar a cara, não queria decidir nada. Mas queria ver, queria conhecer as motivações, analisar e ter uma opinião em relação à pessoa que iria integrar a equipa que vou deixar.
Mas não é fácil. Não consigo ser fria e calculista ao ponto de dizer: ok, é esta. Não. Não tinha certezas, não queria optar por ninguém. Estava indecisa. Enfatizei os pontos fortes e fracos e não disse: "escolham esta, não se vão arrepender". Ainda bem que sou apenas uma estagiária que se vai embora e que não tem, nem deveria ter, a última palavra para decidir algo desta natureza.

Aproveito para escrever um pouco sobre o gabcom e a nossa equipa. Parece que começámos ontem e passou tanto tempo. Tantos momentos, tantos dias, tantos trabalhos. Não é um estágio comum, apesar de não ter feito ainda mais nenhum, tenho essa certeza. Talvez por ter sido o primeiro estágio ou por ser na escola onde me licenciei. Ou então foi do grupo de trabalho ou do tipo de projectos que fizemos. Também pode ser do próprio gabcom (as pessoas que por lá passaram também guardam boas recordações da experiência). Acho que é por tudo isto que me custa, de alguma forma, distanciar. Mas, tem de ser. Na memória ficam fotos, cartazes, brochuras, sinalética, gargalhadas, stresses e litros de chá. Para sempre fica a experiência, a prática e os novos amigos.

Uma parte do nosso trabalho pode ser vista aqui.

6 comentários:

S.Y.Rodrigues - disse...

Oi, sara obrigada pelos amaveis comentários...então é mesmo verdade...irás abandonar o ninho e voar, voar para não assim tão longe;)! Ainda bem para ti...e depois quero ouvir acerca das tuas mil e uma aventuras!...e a parte dos "litros de chá" adorei! Já que sei que sei exactamente quem foi a responsável:)

Anónimo disse...

Olá Sara! :-) Entrei há pouco tempo no Gabcom mas já fui contagiado pelo espírito. Eh eh eh! Tenho muita pena que te vás embora porque és uma boa colega e tens muito talento. Desejo-te muito sucesso! :-) Tenho a certeza que ainda vais ganhar o Prémio Visão, por exemplo. :-)
P.S.: Sim Sara... considero-me um previligiado. LOL (Resposta ao teu comentário de há pouco... Duh!!! Percebes?)
Marcos Melo

Anónimo disse...

Pois é Sara, nas paredes do gabcom ficam as fotos e os cartazes. Mas na nossa memória vai ficar o chazinho das cinco e os bolinhos sempre diferentes, as tuas gargalhadas de menina e as frases soltas dos blogues que vais encontrando, as fotografias de grandes fotógrafos que vais partilhando com todos nós e que nos ensinam a apreciar um pouco melhor a tua arte, os telefonemas para a mamã, a disposição contagiante (ou convincente) para ir "beber um copo" ao final do tarde ou de ver um filme improvável numa sala vazia do king. Fica tudo na memória e no coração pequena Sara.

joana disse...

É o Gabcom.
E só por quem lá passa sabe o que é.
São horas a olhar para aquela parede verde, a ir para a varanda ver o fim do dia, a subir e a descer com as chaves do elevador na mão. São amigos que se fazem. Que se sentem e se levam. Porque no fundo estamos ali e trabalhamos também para nós. Porque somos alunos, crescemos ali e aprendemos ainda mais a defender a ESCS. É verdade que às vezes também sabemos mais por onde atacá-la, mas vemos o outro lado. Se hoje ligo para toda a gente sem vergonha, se escrevo notícias rapidamente e com muito barulho à volta, se sei dar uns toques no html e ajeitar umas fotos.. foi lá que o aprendi. Foi lá que fui carpinteira, jornalista, secretária, produtora, criativa. Fui tudo. E sei que apesar das pessoas mudarem, o GABCOM mantém o espirito. Talvez a minha ligação com ele termine aqui. Trabalhei com os que sairam, trabalhei com os que ficaram. E agora é a tua vez de passares o testemunho..

E eu passo-te outra vez o da Lusa. Mas será que nunca vamos trabalhar juntas? =p aiiii vou ter mais saudades da Lusa ainda :(

FEELING DEPRESS

Sara M. disse...

s.y.rodrigues:
sim, os litros de chá é mesmo verdade. consegui contagiá-los e foi ctg que comecei! sim, na fnac para aí. que queques que parecemos na fnac a beber chá lol

Marcos:
sim, um mês e meio que trabalhámos juntos e.. já me estava a habituar. já brincamos e mandamos bocas um ao outro, qdo elas não estão nem aí p a conversa. :)
o do privilegiado, e p qm ler e quiser perceber é uma resposta ao q eu disse: "ah, ainda não dei o link do meu blog a mta gente, só aos mais chegados, por isso considerem-se uns privilegiados." :)
és um querido. obg pelo apoio!

Sílvia:
quase derreti c o textinho. :)
no gabcom foram as entrevistas, o stress da home e tantas outras coisas.. fora do gabcom foram (e são) os passeios, as idas ao cinema, ao kaffa, etc.
9 meses, que normalmente é o tempo de se formar um bebé, espero que no nosso caso seja o tempo de ver nascer uma grande (e longa) amizade.
ok jornalista.. sim, eu posso ser a tua maninha mais novita :)

Tânia:
sim, o gabcom é óptimo para aprendermos. para fazermos de tudo um pouco, para experimentarmos. a parede verde (cheia de obras de arte afixadas, as nossas) ficará sempre na memória. qtos gabinetes têm a parede verde? tao bonita como a nossa não acredito que sejam muitos :)
pois é, passaste o testemunho no gabcom e estás prestes prestes a passar agr na Lusa. juntas nem no oitava colina trabalhámos (pelo menos directamente)! mas, quem sabe um dia ainda possamos trabalhar. numa qualquer grande reportagem, a menina jornalista no texto e eu nas fotos.
boa sorte nas próximas paragens (se isto continuar assim, ainda posso ir parar ao teu próximo poiso, escolhe uma coisa fixe! uma revista de nível, por exemplo, onde se façam reportagens :p).

A TODOS:
obg por lerem estas coisas q eu escrevo e desculpem qq coisinha, sim, os amigos jornalistas principalmente, pq eu (com muita pena minha) não tenho o vosso jeito para escrever!!
bjs

Anónimo disse...

Nesse dia estava eu no lugar contrário, a ver se "conquistava" esse lugar.

Esta primeira semana já teu para ter um gostinho do que vai ser e espero estar à altura do espacinho que deixaste lá no gabinete.

Boa sorte para segunda :) *